INTERNACIONAL

Saludo de los comunistas portugueses al PCV por sus 90 años

 
 
 
 
 
 
1 Vote


Ao Comité Central do Partido Comunista da Venezuela

4 de Março de 2021

Estimados camaradas,

Em nome do Comité Central do Partido Comunista Português, enviamos-vos as calorosas saudações por ocasião do 90o aniversário da fundação do Partido Comunista da Venezuela e a expressão da amizade fraterna dos comunistas portugueses.

Esta é uma data plena de significado na vida dos comunistas venezuelanos, que evidencia um heroico e abnegado trajeto histórico de luta pelos direitos e aspirações da classe operária, dos trabalhadores, dos camponeses, do povo venezuelano, contra a exploração, a repressão da ditadura militar e o imperialismo, pela causa da liberdade, da democracia, da soberania nacional, do progresso social, do socialismo e do comunismo.

Vivemos um tempo de grande incerteza e que comporta sérias ameaças para os povos, que decorrem do aprofundamento da crise estrutural do capitalismo – agravada sob os efeitos da pandemia – e da ofensiva agressiva e reaccionária do imperialismo, de onde emergem novos perigos para a paz e a ameaça do fascismo. Um tempo que, na consideração do PCP, sendo ainda de resistência e acumulação de forças, encerra simultaneamente grandes potencialidades para o desenvolvimento de processos de transformação progressista e revolucionária. Uma situação que comprova a necessidade do fortalecimento do movimento comunista e revolucionário internacional, a par da articulação e reforço de uma ampla frente anti-imperialista.

Perante a violenta e multifacetada agressão do imperialismo contra a República Bolivariana da Venezuela, o PCP é solidário com a Venezuela bolivariana, com a luta do povo venezuelano em defesa do seu direito inalienável de decidir sobre o seu futuro livre de ingerências externas, em defesa da soberania e independência da sua pátria, em defesa do direito ao desenvolvimento e ao progresso social.

Em Portugal, comemorando no próximo dia 6 de Março o seu Centenário, o PCP continua a luta pelos direitos e aspirações dos trabalhadores e o povo português; em defesa dos valores da Revolução de Abril e do regime democrático consagrados na Constituição da Republica Portuguesa, face aos planos anti-democráticos do grande capital e das forças reaccionárias; pela ruptura com décadas de política de direita e de submissão às imposições da União Europeia e da NATO; por uma alternativa patriótica e de esquerda que abra caminho a uma democracia avançada, parte integrante e indissociável da construção do socialismo.

Valorizando as relações de amizade e cooperação entre os nossos dois Partidos, o PCP expressa ao PCV os votos de melhores sucessos na luta contra a agressão do imperialismo, em defesa da soberania e independência da Venezuela, em prol dos direitos dos trabalhadores e povo venezuelano e do socialismo.

O Comité Central do
Partido Comunista Português